Apresentação





Na premissa de que “a melhor educação é a que se desenvolve como construtora de postura no mundo”, e atendendo aos desafios que a nossa sociedade enfrenta (pandemias, guerras, refugiados de guerra, alterações climáticas e desastres naturais), a escola deve preparar-se para o imprevisto, o novo, a complexidade e, sobretudo, desenvolver em cada indivíduo a vontade, a capacidade e o conhecimento que lhe permitirá aprender a confrontar-se e adaptar-se a novas realidades, ao longo da vida. “Aquele que reconhece o valor da educação estuda sempre e quer sempre aprender mais” (Perfil dos Alunos).

O Agrupamento de Escolas de Pinhel (AEP) reconhece a importância da internacionalização e modernização, bem como o desenvolvimento de uma identidade europeia e cidadania mais ativa e participativa por parte da comunidade. Esta é uma ferramenta base, que nos permitirá ir junto de outras e novas realidades procurar dinâmicas e estratégias que nos ajudem a inovar e reinventar a educação nos tempos que se adivinham.

Este Projeto surge assente no Projeto Educativo (PE), em articulação com os demais documentos pedagógicos estruturantes do AEP e na vontade dos Órgãos que nos sustentam – Conselho Geral e Conselho Pedagógico, propondo-se contribuir para as mudanças necessárias à Escola do século XXI, de dimensão europeia e inclusiva.

O AEP insere-se num território em transformação, onde, cada vez mais, se acolhem refugiados de guerra e imigrantes. Importa, pois, reforçar a resiliência e a capacidade empreendedora e transformadora da comunidade a partir da escola. O projeto Erasmus+ pretende reforçar a missão do AEP, tal como está estabelecido no PE: “... prestação efetiva de um serviço público de educação de qualidade, ... contribuir decididamente para a formação integral dos nossos alunos garantindo, no futuro, cidadãos mais conhecedores e competentes, possuidores de capacidade crítica de forma a virem a constituir-se atores de mudança, um ambiente verdadeiramente participativo, aberto e integrador.”

Assente numa emergente vontade de mudança ao nível das práticas pedagógicas, apontamos para duas grandes áreas de necessidades prioritárias:

A) Metodologias Ativas em Sala de Aula

B) Ambientes Inclusivos e Inovadores

O desenvolvimento destas áreas, potenciado pela formação e aprendizagem em contexto europeu, vai constituir-se na força e na variável necessária à construção de uma Escola de Futuro, de todos e para todos.

Este projeto de mobilidades reveste-se de um caráter fundamental para a concretização do nosso Plano - Inclusão e Inovação: Transformando Experiências e Ampliando Possibilidades.

A motivação, satisfação e desenvolvimento de melhores competências do staff do AEP enquadram-se na numa estratégia de desenvolvimento e convergem com os objetivos da Educação e Ensino Escolar Europeus, com os objetivos do projeto.

O enfoque internacional permitirá alavancar novos projetos e dinâmicas, com capacidade de impacto e transformação na comunidade, uma vez que novas competências de comunicação, de relacionamento, interculturais, linguísticas e de pedagogia transformadora serão desenvolvidas, bem como reforçar projetos, como o Clube de Ciência Viva, Domínios de Autonomia Curricular, Voluntariado, Projeto Mindfulness e Biblioteca Escolar.